Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Tenho Direito ao LOAS?

O que é, pra quem é e como obter o benefício.

Publicado por Juliana Martins
há 6 anos

O que é o B.P.C. LOAS?

Instituído pela Lei 8.742/93 o B.P.C. LOAS é um benefício previdenciário no valor de um salário mínimo, destinado a pessoas que se encontram em situação de baixa renda. Para a percepção deste benefício não se faz necessária a condição de contribuinte, bastando que o indivíduo se enquadre nos requisitos elencados nos arts. 20 e 21 da supracitada lei.

Esse instituto veio para ajudar pessoas que possuem renda familiar de ¼ do salário mínimo por integrante da família convivente sob mesmo teto, visando atender as necessidades básicas do cidadão. Importante dizer que essa média não precisa ser absoluta, bastando comprovar a chamada condição de miserabilidade para cumprir este requisito.

Quem pode receber o benefício?

Idosos, com 65 anos de idade ou mais, que comprovem dificuldades econômicas em prover seu sustento e de sua família e que não receba outro benefício do INSS, e pessoas com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial, ou mesmo quem possui impedimento que o incapacite para o trabalho por no mínimo 2 anos.

Como receber o benefício?

Para receber o benefício é necessário fazer o requerimento junto ao INSS. O primeiro passo é o agendamento realizado pelo telefone 135. No dia marcado o beneficiário deve comparecer na hora marcada e estar munido da documentação de todos que moram com ele compondo o grupo familiar (RG e CPF), e de documentos hábeis a comprovar os gastos e ganhos que colocam a família em situação de miserabilidade. Nesta ocasião é importante comprovar que o requerente não recebe outro benefício no âmbito da Seguridade Social.

No dia o beneficiário também deve levar o Requerimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC e Composição do Grupo Familiar, Declaração de Renda do Grupo Familiar e se for o caso o Formulário Único de Alteração da Situação do Benefício, preenchidos.

Esses documentos estão disponíveis no site http://www.previdência.gov.br/servicos-ao-cidadao/informacoes-gerais/documentos-benefícios-assistenc....

E se for negado?

Neste caso há duas opções. Primeira, recorrer da decisão do INSS, em sede administrativa. Segunda, requerer judicialmente o que lhe é de direito. Existem entendimentos e mudanças constantes que muitas vezes ampliam o acesso ao BPC LOAS. Por isso é importante que o beneficiário procure se informar e não desista na primeira negativa.

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Trabalhista e Previdenciário
  • Publicações1
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações351
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tenho-direito-ao-loas/523827723

Informações relacionadas

VALTER DOS  SANTOS, Professor de Direito do Ensino Superior
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Recurso contra Processo Administrativo para cassação do direto de dirigir

Nova lei permite expressamente a cumulação de BPC/LOAS com Bolsa Família

Martins Advogados Associados, Advogado
Notíciashá 5 anos

O que é o LOAS e quem tem direito a este benefício?

Elementos de Prova - TJSP - Ação Inclusão Indevida em Cadastro de Inadimplentes - Procedimento Comum Cível

Denivan Amorim , Advogado
Notíciashá 4 anos

CadÚnico e o Bpc/Loas

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Preciso de uma ajuda urgente!! Minha mãe tem 60 anos, não tem tempo de contribuição e é muito doente, vive em crise de depressão,diagnostico de fibromialgia e artrite reumatoide, a questão é que ela não tem tempo de contribuição e não tem renda alguma, eu moro com ela, sou MEI e infelizmente de novembro para cá minha renda caiu e muito, hj tenho uma renda de média de 800 mês, que é para mim e para ela, mas pelo que tenho visto no seus videos ela não tem direito ao LOAS, tem alguma outra categoria que possa encaixar ela?Desde já Gratidão!! Att, Eliziane continuar lendo